A síndrome de Crouzon ou disostose crânio-facial foi descrita pela primeira vez no ano de 1921 por Louis Crouzon e constitui um dos tipos das síndromes do grupo das craniossinostoses. Esse grupo heterogêneo de síndromes caracteriza-se por uma fusão (ou sinostose) sutural prematura que ocorre isoladamente ou associada a outras anomalias. A síndrome de Crouzon, associada com a de Apert, é a mais conhecida e incidente, podendo ser diferenciada da simples craniostenose pela sua associação com malformações faciais.
Sou estudante de fisioterapia e sei como é difícil achar bons conteúdos na internet, por isso, resolvi juntá-los nesse blog.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Testes para membros inferiores
> Testes para Quadril
- Teste de Patrick: usado para detectar artrite no quadril. Paciente em DD, o joelho é fletido, abduzido e rodado externamente até o maléolo lateral se apoiar no joelho oposto logo acima da patela. Nesta posição o joelho do lado a ser testado é levemente forçado para baixo; se ocorrer dor, o teste é positivo.
- Teste de Patrick: usado para detectar artrite no quadril. Paciente em DD, o joelho é fletido, abduzido e rodado externamente até o maléolo lateral se apoiar no joelho oposto logo acima da patela. Nesta posição o joelho do lado a ser testado é levemente forçado para baixo; se ocorrer dor, o teste é positivo.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
LINFOMAS
Os linfomas são um grupo de doenças que se originam nas células do sistema linfático Este sistema é constituído de órgãos e tecidos que produzem,armazenam e distribuem os glóbulos brancos do sangue que combatem a infecção e outras doenças. Fazem parte deste sistema a medula óssea, os linfonodos (gânglios ou ínguas) e os vasos linfáticos (vasos que carregam a linfa, como as veias carregam o sangue).
domingo, 16 de outubro de 2011
CANELITE
A pedidos!!!
A síndrome da tensão tibial medial (STTM), canelite, é um distúrbio complexo e controverso que pode afetar qualquer atleta corredor. Ela é definida como uma dor e desconforto na perna causada por corrida repetitiva numa superfície dura ou por uso excessivo dos flexores do pé.
A síndrome da tensão tibial medial (STTM), canelite, é um distúrbio complexo e controverso que pode afetar qualquer atleta corredor. Ela é definida como uma dor e desconforto na perna causada por corrida repetitiva numa superfície dura ou por uso excessivo dos flexores do pé.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Alongar-se ou não?
Especialistas recomendam apenas um aquecimento leve
Postura
Reveja a sua postura
Mudanças simples podem fazer com que você não se queixe mais de dores nas costas.
Durante o tempo em que está na frente do computador é mais do que normal que você acabe curvando a coluna. Mas, se você não quer acabar corcunda, esteja sempre alerta à sua postura. Com os exercícios abaixo, você vai, além de evitar dores nas costas, trabalhar ativamente toda a sua musculatura abdominal.
Mantenha a cabeça erguida: Imagine que você tem um cabo na cabeça que o está puxando para cima. Sente sempre pensando em crescer a coluna, deixando de estar curvado. Para facilitar, deixe o monitor do computador na altura dos olhos.
Deixe os braços à 90º: Sente-se com os braços apoiados na mesa e fletidos a 90º. Dessa forma, você não vai sobrecarregar o trapézio nem a cervical.
Permaneça com os ombros para trás: Tentando ficar com o posicionamento correto, coloque os ombros para trás, como se você quisesse juntar as omoplatas. Você vai perceber que, assim, o seu peitoral também ficará mais aberto.
Coloque os pés no chão: Você pode até pensar que ficar mudando de posição durante o dia é a melhor maneira de não cansar. Mas manter os pés apoiados no chão é muito mais eficaz. Para isso, as pernas devem estar flexionadas e os pés sempre no solo. Se quiser esticar as pernas de vez em quando, flexione um pouco a coluna para frente.
Disponível em: http://sportlife.terra.com.br/index.asp?codc=1639
FITNESS - Exercícios Posturais
Conheça alguns exercícios que melhoram sua postura
Alguns vícios posturais, simples gestos do dia-a-dia ou movimentos repetidos que você realiza durante a prática esportiva podem, com o tempo, lesionar sua coluna. Mas não se preocupe. Isso pode ser resolvido com o treino de algumas atividades como as demonstradas abaixo, que tomam menos de 10 min.
SENTE-SE CORRETAMENTE
Objetivo: desenvolver o equilíbrio entre a força dos músculos lombares e dos abdominais, ou seja, da parte anterior e posterior do corpo. Sente-se no chão com a coluna totalmente reta, as pernas unidas e estendidas para a frente. Apóie as mãos na cintura. Eleve um braço, retorne e faça o mesmo com o outro braço. Não mova o tronco para a frente nem para trás.
ISOMÉTRIO POSTERIOR
Objetivo: aumentar a força estática da musculatura posterior do corpo, como tríceps, lombares, glúteos e parte posterior das coxas. Deite-se de barriga para cima, coloque as palmas das mãos no solo na direção das suas costas e estenda os cotovelos. Apóie o peso exclusivamente sobre as mãos e os calcanhares. Forme uma linha reta entre os calcanhares e a cabeça. Sustente essa posição por alguns instantes. Mantenha a respiração em um ritmo constante e permaneça totalmente alinhada.
ISOMÉTRIO ANTERIOR
Objetivo: trabalhar a força estática da musculatura anterior do corpo, como peitoral, abdominal e quadríceps.Deite-se de barriga para baixo, estenda os braços e mantenha apenas as mãos e as pontas dos pés apoiados no chão. Forme uma linha reta entre os calcanhares e a cabeça. Sustente a respiração constante e o corpo alinhado.
EQUILÍBRIO LATERAL
Objetivo: aprimorar a força estática da musculatura lateral do corpo, em especial, os abdominais oblíquos. Apóie-se sobre o antebraço e sobre o pé, do mesmo lado. Em seguida, estenda o corpo de forma que ele fique perpendicular ao solo. Atenção para não baixar nem subir os quadris. E permaneça o tempo todo com o abdômen contraído.
Crie sua própria rotina de cuidados com a postura. Faça os exercícios 2 ou 3 vezes por semana. Comece com uma série de 30s de cada exercício e aumente o tempo de atividade gradativamente até alcançar três séries de 45s.
Crie sua própria rotina de cuidados com a postura. Faça os exercícios 2 ou 3 vezes por semana. Comece com uma série de 30s de cada exercício e aumente o tempo de atividade gradativamente até alcançar três séries de 45s.
Disponível on line em Conheça alguns exercícios que melhoram sua postura http://www.revistasportlife.com.br/index.asp?codc=944
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Tendinopatia
O termo tendinopatia se refere às lesões que acometem os tendões, estruturas compostas principalmente por colágeno, responsáveis por transmitir a força gerada pelo músculo para o osso.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
HIDROTERAPIA
A hidroterapia é um método terapêutico que utiliza os princípios físicos da água em conjunto com a cinesioterapia. É um trabalho específico e individual para cada paciente para melhor conforto e segurança do mesmo. Trabalha a parte aeróbica ao mesmo tempo, trabalha grandes grupos musculares e várias articulações ao mesmo tempo. Vale ressaltar que os pacientes não precisam saber nadar.
domingo, 2 de outubro de 2011
Desenvolvimento Motor Normal do RN
Olá amigos! Hoje falarei resumidamente sobre o desenvolvimento motor do RN. Espero que contribua para o aprendizado!
O desenvolvimento motor engloba um conjunto de transformações humanas ao longo da vida bem como, as influências de factores genéticos e ambientais. São estudados os mecanismos adaptativos aos níveis, morfológico, maturacional e motor.
Desenvolvimento Motor Normal:
1° mês: Em decúbito ventral é capaz de ativar os extensores do pescoço e da porção superior do tronco, com força suficiente para erguer a cabeça e olhar a sua volta.
Reflexos e Reações:
- Reflexo de extensão cruzada, marcha automática, reflexo de Gallant, Reflexo de morder, quatro pontos cardeais, reflexo de vômito, reação de moro, reflexo tonico labiríntico, reflexo tônico cervical simétrico e o assimétrico, reação cervical de retificação, reflexo de preensão da mão e do pé, reflexo cutâneo plantar.
2º mês: Já apresenta melhor controle de cabeça, o RTCA apresenta-se em sua fase mais ativa.
Reflexos e Reações:
Marcha automática, Reflexo de Gallant, Reflexo de morder, quatro pontos cardeais, Reflexo de vômito, Reação de moro, Reflexos tonico labiríntico, tônico cervical simétrico e assimétrico, reação cervical de retificação, reação labiríntica de retificação, reação de anfíbio, reflexo de preensão da mão e do pé, reflexo cutâneo plantar.
Veja como são feitos alguns testes!!!!
http://www.santafisio.com/trabalhos/ver.asp?codigo=54
** Na próxima postagem colocarei do 3º ao 6º mês.
Assinar:
Postagens (Atom)