Aqui você encontrará de tudo um pouco e resumidamente para que possa estudar de maneira dinâmica e com ótimo aproveitamento!
Coração: órgão muscular, oco, localizado no mediastino inferior médio, atrás do esterno, 2/3 para o lado esquerdo e 1/3 para o direito. Composto por 4 camadas:
- 2 átrios (AD, AE)
- 2 ventrículos (VD, VE)
Existem 4 válvulas no coração:
-> Comunicam átrio com ventrículo:
- tricúspide (lado direito)
- mitral (lado esquerdo)
-> Na saída dos ventrículos (são as semilunares):
- pulmonar (VD)
- aórtica (VE)
O coração é formado por 3 camadas:
* Pericárdio: saco fibroso-seroso, mais externo, que envolve o coração. A externa é a camada parietal e a interna visceral. Entre elas está o líquido pericárdico, que miniminiza o atrito.
- Miocárdio: camada muscular.
- Endocárdio: mais interno, contínuo com os vasos que entram e saem do coração.
- Epicárdio: camada externa da parede do coração.
* Nódulo sinuatrial: marcapasso natural do coração, gera o impulso para contração.
Fisiologia Cardíaca
Circulação Pulmonar: A circulação pulmonar é composta por: ventrículo direito - artéria pulmonar - pulmão - veias pulmonares - átrio esquerdo - ventrículo esquerdo. A partir daí o sangue passa para a artéria aorta dando início à grande circulação.
Circulação Sistêmica:
Grande circulação ou circulação sistêmica é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, pela artéria aorta, e do organismo até o átrio direito, pela veia cava.
Inicia-se: ventrículo esquerdo e termina no átrio direito do coração.
O sangue arterial é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. Esta divide-se para os órgãos principais do nosso corpo (com exceção dos pulmões), onde o sangue realiza trocas de substâncias com os tecidos, necessárias na manutenção da homeostasia e também onde o oxigênio é consumido . O sangue venoso pobre em oxigênio (nesta etapa da circulação, já que o mesmo não acontece na pequena circulação) volta ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se no átrio direito. Do átrio direito o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde existe a valva tricúspide.
A aorta, ponto de início da grande circulação, parte do ventrículo esquerdo. Forma um grande arco, que se dirige para trás e para a esquerda (croça da aorta), segue verticalmente para baixo, seguindo a coluna vertebral, atravessa depois o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Ao fim do seu trajeto, a aorta se divide nas duas artérias ilíacas, que vão aos membros inferiores.
Da aorta se destacam numerosos ramos que levam o sangue a várias regiões do organismo.
Da croça da aorta partem as artérias subclávias que vão aos membros superiores e as artérias carótidas que levam o sangue à cabeça.
Da aorta torácica partem as artérias bronquiais, que vão aos brônquios e aos pulmões, as artérias do esôfago e as artérias intercostais.
Resumindamente: AE ->VE ->AA ->SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO ->CORPO
* Artérias: vasos de condutância, transmitem e mantém o nível de pressão gerado no coração.
* Arteríolas: vasos de resistência, controlam o fluxo de sangue para os capillares, variando a resistência ao fluxo.
* Capilar: microcirculação; transporte e troca de nutrientes
* Venoso: Vasos de capacitância, conduz o sangue de volta ao coração e atuam como reservatório do sistema circulatório
Ranna Azevedo