A fisioterapia vascular é uma especialidade recente. Ela tem como função principal prevenir doenças que afetam o sistema vascular periférico, evitando ou postergando o processo cirúrgico. Um dos grandes avanços é visto em pacientes que tinham como prognóstico a amputação de membro. O programa desenvolvido pelo fisioterapeuta, com base em uma avaliação física, visa melhorar a circulação sanguínea e, assim, aumentar a resistência física aos exercícios e aliviar as dores.
Esse tipo de fisioterapia é indicada para tratar de doenças como úlceras venosas e em situações como edemas venosos, linfedemas, dor por aderências cicatriciais, pós-cirúrgico de varizes e síndrome do desfiladeiro torácico, entre outras. Outras indicações pode ser para aliviar os sintomas relacionados a problemas vasculares, como claudicação intermitente e cuidar de sequelas de doenças já instaladas, como pé diabético.
As técnicas utilizadas é a terapia e a drenagem linfática manual, cinesioterapia, termoterapia, enfaixamento compressivo, eletroterapia e programas de caminhada. As orientações dadas aos pacientes também são fundamentais para a boa execução das atividades diárias.
Fonte: http://fisioterapiamanual.com.br/blog/areas-da-fisioterapia/fisioterapia-vascular/