"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação"

quarta-feira, 11 de junho de 2014

RESUMÃO PARA PROVA DE HIDROTERAPIA

Para começarmos....
O que é hidroterapia?
  Conceituada como exercícios realizados na água (WHITE, 1998; SKINNER; THOMSON, 1985), exercícios aquáticos terapêuticos (BATES; HANSON, 1998) e uso terapêutico da água (THOMSON; SKINNER; PIERCY, 1994).

Propriedades Físicas da água:
Densidades Relativas: Determina a capacidade de flutuar de um objeto ou corpo.

Flutuação: É a força de sentido oposto ao da gravidade. Essa propriedade é utilizada como resistência ao movimento, sobrecarga natural, estímulo à circulação periférica, fortalecimento da musculatura respiratória, facilitação do retorno venoso e participante do efeito massageador da água.

Pressões Hidrostáticas: Quanto maior a profundidade em que o corpo de encontra, maior será a pressão exercida sobre ele. Isto significa que um indivíduo em pé na água sofrerá maior pressão nos pés. A pressão hidrostática possui efeitos terapêuticos, promovendo aumento do débito cardíaco, aumento da pressão pleural e aumento da diurese.

Viscosidade: Está relacionada à coesão das moléculas de água, e quando as camadas do líquido são postas em movimento, essa atração cria resistência ao movimento.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Resumo para prova de Ginecologia

Como prometido..... Aí vai um resumo fresquinho!

I. INCONTINÊNCIA URINÁRIA

-> Dificuldade de segurar a urina. Ocorre quando há fraqueza do esfíncter da uretra, MAPS e detrusor.

-> Fases:
     Fase 1: Enchimento da bexiga. Ocorre com a bexiga relaxada, porém os MAPS, esfíncter e detrusor devem estar contraídos

     Fase 2: Desejo de urinar. A bexiga continua relaxada, porém já ocorre certo nível de tensão e os MAPS, esfíncter e detrusor continuam contraídos.