"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação"

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Principais métodos de Desmame

Desmame é o termo comumente empregado, na rotina da terapia intensiva para conceituar o protocolo clínico da retirada rápida ou gradual e definitiva do paciente no ventilador mecânico.

Tendinite



Tendinite, é a inflamação que acontece nos tendões, independente da localização, que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER - Lesão por Esforço Repetitivo).

A tendinite vem sendo cada vez mais comum, não é adquirida necessariamente durante o trabalho mas com a difusão da informática, tornou-se uma importante doença ocupacional.


Se tornou mais comum nos dias de hoje, pois com o avanço da tecnologia, as pessoas passam muito mais tempo realizando uma determinada atividade, em um local apenas, e isso por um longo período, tanto que essa patologia costuma afetar principalmente quem realiza uma mesma tarefa por um longo período, não é raro encontrar pessoas que trabalham por longos períodos digitando apresentarem tendinite.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Reeducação Funcional do Equilíbrio e do Sistema Vestibular

Vertigem? Desequilíbrio? O diagnóstico do problema deve ser feito pelo médico especialista, mas os avanços da fisioterapia mostram que toda anomalia verificada no sistema vestibular ocasiona um viés que pode ser corrigido pela reeducação vestibular, uma prática que coloca em funcionmento os processos de adaptação e substituição objetivando a compensação vestibular a nível cortical, em busca de um bom resultado para os pacientes.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Para os Indecisos!!

As especialidades da fisioterapia:

  • Fisioterapia Pediátrica, Neonatológica e Hebeátrica
Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades de recém-nascidos, crianças e adolescentes.
  • Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica
Estuda, previne e trata as disfunções decorrentes do processo de envelhecimento, mediante a administração de condutas fisioterapêuticas, prevenindo problemas funcionais e promovendo a recuperação funcional global de pessoas idosas.
  • Fisioterapia Dermatofuncional
Especialidade da Fisioterapia que diagnostica, estuda e trata as afecções dermatológicas e intertegumentares.
  • Fisioterapia do Trabalho (ou Fisioterapia Laboral)
Atua em empresas e/ou organizações detentoras de postos de trabalho, intervindo preventivamente e/ou terapeuticamente de maneira importante para a redução dos índices de doenças ocupacionais.
  • Fisioterapia Uroginecofuncional e Obstétrica
A Fisioterapia aplicada à uroginecologia tem como principal objetivo a prevenção e o tratamento de disfunções urinárias, fecais e sexuais, por meio de recursos diversos, entre eles a reeducação do assoalho pélvico e musculatura acessória, os quais serão submetidos a exercícios de fortalecimento. A Fisioterapia Obstétrica se baseia em promover uma melhor adaptação da mulher às mudanças do seu corpo no período de gestação, preparando todas as suas estruturas para o parto.
  • Fisioterapia Neurofuncional
Área da Fisioterapia que visa ao estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam ou não disfunções motoras; por exemplo, pacientes que sofreram um acidente vascular encefálico (AVE). A fisioterapia neurofuncional induz ações terapêuticas para recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio e a coordenação. A terapêutica em Fisioterapia neurológica baseia-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver deficiências motrizes e aperfeiçoar padrões motores, com importante fundamentação nos princípios neurofisiológicos da facilitação neuromuscular proprioceptiva.
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédico-Funcional
Estuda, diagnostica e trata as disfunções musculoesqueléticas, de origem ortopédica ou decorrente de traumatismos, além de doenças de origem reumatológica. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e entorses.
  • Fisioterapia Respiratória
Conjunto de procedimentos fisioterapêuticos que visam melhorar a dinâmica respiratória e a distribuição do ar inalado no pulmão, remover secreções brônquicas, obtendo assim melhor função respiratória. Além das técnicas manuais, existem diversos equipamentos que auxiliam na obtenção destes resultados.
  • Fisioterapia Orofacial
Atua principalmente na saúde bucal em conjunto com a Odontologia, tratando de disfunções da articulação temporomandibular, além de tratar disfunções relacionadas à deglutição, sucção, problemas oculares e pré e pós-operatório de cirurgias plásticas faciais.
  • Fisioterapia Esportiva
Atua diretamente nas atividades esportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em clubes, times, academias, etc.
  • Fisioterapia Manipulativa
A Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética ou Terapia Manual Ortopédica é uma área de especialização da Fisioterapia que lida com o manejo de condições neuro-músculo-esqueléticas, embasada no raciocínio clínico, usando abordagens de tratamento altamente específicas incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos. A Terapia Manual Ortopédica ou Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética também abrange e é conduzida pelos dados científicos disponíveis, evidência clínica e pelo quadro biopsicosocial de cada paciente.
  • Fisioterapia Oncofuncional
A Fisioterapia Oncofuncional tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.
  • Acupuntura
A acupuntura é o conjunto de conhecimentos teórico-empiricos da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e a cura através de aplicações de agulhas e de moxas, além de outras técnicas.
 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO (S.A.O.S.)

O que é SAOS?
É uma doença (síndrome) crônica, evolutiva, com alta taxa de morbidade e mortalidade, apresentando um conjunto sintomático múltiplo que vai desde o ronco até a sonolência excessiva diurna, com repercussões gerais hemodinâmicas, neurológicas e comportamentais.
É uma situação complexa que muitas vezes requer uma inter-relação de várias áreas médicas, tanto no diagnóstico quanto no tratamento. 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sistema Único de Saúde - SUS

"É o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas Federais, Estaduais e Municipais, da administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público." e complementarmente "pela iniciativa privada." (art 4º Lei Federal 8.080).