"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação"

quinta-feira, 29 de março de 2012

Ginástica Laboral trabalha reeducação postural e alivia o estresse

São inúmeros benefícios que poucos minutinhos de exercício trazem ao colaborador
11/4/2011

Ficar horas e horas sentado ou de pé no trabalho sem fazer nenhum tipo de alongamento pode acarretar em sérios problemas de saúde. As empresas que prezam a saúde do colaborador oferecem a ginástica laboral que é realizada em um curto espaço de tempo durante o horário do expediente.

A ginástica laboral pode ser entendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, focando a redução e prevenção de problemas ocupacionais, por meio de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho.

Vários benefícios podem ser obtidos com a prática da ginástica laboral como trabalhar a reeducação postural, aliviar o estresse, diminuir o sedentarismo, aumentar o ânimo para o trabalho, sem contar que melhora o desempenho profissional, prevenindo o colaborador de doenças e lesões por traumas cumulativos.


Retirado de: http://www.fisioterapiaatual.com.br/default.asp?Pag=6&Destino=NoticiasTemplate&CodigoNoticiaPortal=2979&Noticia=Ginastica%20Laboral%20trabalha%20reeducacao%20postural%20e%20alivia%20o%20estresse

quarta-feira, 21 de março de 2012

Como o fisioterapeuta pode auxiliar na recuperação de um paciente em coma?


A Fisioterapia consiste em reabilitação geral do paciente, estando o mesmo em qualquer estado físico  e mental. 


Em um paciente em coma, a reabilitação tem como alguns objetivos, na questão motora, inibir
contraturas musculares, promover maior flexibilidade com intuito de evitar rigidez articular, prevenir contra a osteoporose através de exercícios passivos, evitar o surgimento de úlceras nas 
proeminências ósseas, realizando mudanças de decúbito frequentes e orientar aos cuidadores para realização do mesmo procedimento. Existem várias outras metas com intento de promover saúde e  bem estar, respeitando as limitações que se encontra o paciente em coma.


Nos pacientes em coma respirando em ar ambiente, por exemplo, a prevenção de qualquer doença  provocada pela pouca mobilidade, consiste em manter a capacidade pulmonar plena e as vias aéreas  desobstruídas, através de técnicas adequadas para cada caso clínico. Nos casos dos pacientes que  necessitam de respirar através de um aparelho respiratório, os cuidados são todos aqueles inerentes  a questão motora como na monitorização ventilatória, que esteja sendo ofertada ao paciente. Todos os cuidados e a monitorização do aparelho respiratório, sendo feitos por um fisioterapeuta capacitado,  irão determinar o desmame do paciente em relação à respiração mecânica e obviamente a recuperação do mesmo.
A fisioterapia tem várias abordagens, técnicas e especializações disponíveis para atuar nos pacientes em coma, tanto hospitalizado como domiciliar. Todos os procedimentos fisioterapêuticos realizados  no paciente comatoso ofertarão estímulos sensoriais que vão auxiliar, dependendo do caso, na  manutenção da vida ou mesmo na recuperação plena do indivíduo.


A fisioterapia vai muito além das técnicas e procedimentos utilizados. O tratamento é individualizado e humanizado para que haja sucesso na recuperação.






Publicado por Biofisio Fisioterapia geral Ltda CREFITO nº 41265F 

sexta-feira, 9 de março de 2012

Osteófito

osteófito, ou popularmente bico-de-papagaio, caracteriza-se por pequenas expansões ósseas originadas pela profusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral. Trata-se de uma reação do organismo para absorver melhor a sobrecarga da articulação sobrecarregada.

terça-feira, 6 de março de 2012

Doença de Von Willebrand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Doença de von Willebrand é uma doença hemorrágica hereditária causada por uma diminuição ou uma disfunção da proteína chamada de fator de von Willebrand (FvW). Isto ocorre devido à mutação no cromossomo 12 e é caracterizada por deficiência qualitativa ou quantitativa do fator de von Willebrand. A diversidade de mutações leva ao aparecimento das mais variadas manifestações clínicas possibilitando a divisão dos pacientes em vários tipos e subtipos clínicos. A coagulopatia se manifesta basicamente através da disfunção plaquetária associada à diminuição dos níveis séricos do fator VIII coagulante. Existindo também casos raros de doença de von Willebrand adquirida. Foi descrita pela primeira vez em 1925 pelo médico finlândes Erik Adolf von Willebrand.
A doença de von Willebrand é a doença hemorrágica mais comum e atinge cerca de 2% da população mundial  atingindo igualmente ambos os sexos porém mulheres tem mais probabilidade de ter a doença diagnosticada pelas manifestações durante a menstruação.

quinta-feira, 1 de março de 2012

10 Alimentos para viver mais

1 - AVEIA
Ajuda a diminuir o colesterol ruim,o LDL.Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA,agência americana de controle de alimentos e remédios.
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.

2 - ALHO
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom,o HDL.Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

3 - AZEITE DE OLIVA
Auxilia na redução do LDL.Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher(de sopa rasa).

4 - CASTANHA-DO-PARÁ
Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.

5 - CHÁ VERDE
Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.
Quantidade recomendada: de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).

6 - MAÇÃ
Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea, além de evitar doenças oculares como catarata.Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.

7 - PEIXES
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.
Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).

8 - SOJA
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.
Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).

TOMATE
Auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

10 - VINHO TINTO
A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.
Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.
* As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.