"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação"

Farmacologia

 
Para começarmos, devemos conhecer alguns termos:

FARMACOLOGIA é uma palavra de origem grega e quer dizer estudo das drogas, isto é, é a ciência que estuda as interações entre as drogas e os sistemas biológicos.
DROGAS substância que modifica a função fisiológica com ou sem intenção benéfica.
FARMACOGENÉTICA é uma das vertentes da farmacologia e é a ciência que estuda a variabilidade genética dos indivíduos com relação as drogas específicas, pois determinados indivíduos podem reagir diferentemente ao mesmo tipo de medicamento, dependendo de sua etnia ou outras variações genéticas. Foi criado por F.Vogel em 1959.
FARMACOGENÔMICA é outra vertente da farmacologia e é o ramo da farmacologia que trata da influência da variação genética na resposta de fármacos em pacientes, correlacionando a expressão do gene ou polimorfismos de nucleotídeo único com a eficácia e/ou toxicidade de uma substância.
FARMACOEPIDEMIOLOGIA é mais uma das vertentes da farmacologia. É a provisão de informações sobre os efeitos benéficos e perigosos de qualquer droga.

FARMACOECONOMIA é um termo relativamente recente que se refere à aplicação da economia ao estudo dos medicamentos. Surgiu no final dos anos 80 e baseia-se na economia da saúde, que visa melhorar a eficiência dos gastos nos sistemas de saúde.

SUBDIVISÃO DA FARMACOLOGIA:

Farmacocinética: é o caminho que o medicamento faz no organismo. Não se trata do estudo do seu mecanismo de ação, mas sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são: administração, absorção, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.
Tipos de Cinética:
    - Ordem Zero
    - De Primeira Ordem
    - Michaelis Meten

Farmacodinâmica: é o campo da farmacologia que estuda os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, seus mecanismos de ação e a relação entre concentração do fármaco e efeito. De forma simplificada, podemos considerar farmacodinâmica como o estudo do efeito da droga nos tecidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário