"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação"

Pediatria



Aqui você encontrará de tudo um pouco e resumidamente para que possa estudar de maneira dinâmica e com ótimo aproveitamento!

TESTE DE APGAR

História
Em 1953, a anestesista Virgínia Apgar deu o seu nome a um dos testes mais conhecidos hoje em dia, quando percebeu que na avaliação de um recém-nascido havia cinco parâmetros clínicos aos quais era necessário estar atento: a cor da pele, a respiração espontânea e a sua frequência, o choro e “irritabilidade” quando manipulado, o tônus e a frequência dos batimentos do coração.

Boletim de Apgar entre 8 e 10
Este valor é encontrado em 90% dos RN com 1 minuto após o parto.
Sucção ode vias aéreas superiores, manter a temperatura corporal, realizar o boletim de Apgar de quinto minuto, cuidados com o coto umbilical (observação do numero de vasos, clampeamento e curativo realizado), credeização (colocar uma gota de nitrato de prata 1% de preparo recente em cada olho do RN. Secar com gaze estéril, e identificar o RN (colocar a pulseira de identificação no RN e na mãe) e
tirar as impressões plantares e digitais da mãe na folha apropriada.

Boletim de Apgar 7- anoxia leve
Além dos procedimentos do caso anterior, estimular a respiração e oxigenação sobre a face.

Boletim de Apgar entre 4 e 6- anoxia moderada
Estimulo de sucção e leves palmadinhas no calcanhar ou na fricção do tórax, quando há resposta a estes estímulos, o RN estava em apnéia primaria. Se a FC for menor que 100 a mascara com pressão positiva deve ser iniciada. Geralmente este bebe esta em acidose, recomenda-se também a utilização de sonda nasogastrica, para avaliar a distensão gástrica e esvaziar o conteúdo gástrico.

Boletim de apgar entre 0 e 3- anóxia grave
Este RN requer vigorosa e imediata reanimação, pessoas treinadas e preferencialmente pelo menos três pessoas. 
Devem ser executadas quatro tarefas: ventilação, circulação, medicação e manutenção de temperatura.
A evolução clinica das crianças nascidas com Apgar zero justifica os esforços da receptação, pois em muitos dos casos obteve-se sucesso. 
Alguns artigos têm revisado a exatidão do escore de Apgar do primeiro minuto como diagnostico ou marcador de presença de asfixia. Menos da metade dos recém-nascidos com escore de Apgar baixo são asfixiados, segundo critério gasométrico. A sensibilidade do escore no primeiro minuto para detectar asfixia tem variável de 10,7 a 78% e a especificidade de 75 a 98%.

 Em resumo, o escore de Apgar é um método impreciso para detectar asfixia, mas muito bom para descartá-la. Ou seja, o escore de Apgar deve ser usado, mas não como única medida de diagnóstico.

Retirado de: http://www.unisa.br/graduacao/biologicas/enfer/revista/arquivos/2009-1-08.pdf


Desenvolvimento Motor Normal do RN

Olá amigos! Hoje falarei resumidamente sobre o desenvolvimento motor do RN. Espero que contribua para o aprendizado!

O desenvolvimento motor engloba um conjunto de transformações humanas ao longo da vida bem como, as influências de factores genéticos e ambientais. São estudados os mecanismos adaptativos aos níveis, morfológico, maturacional e motor.
Desenvolvimento Motor Normal:

1° mês: Em decúbito ventral é capaz de ativar os extensores do pescoço e da porção superior do tronco, com força suficiente para erguer a cabeça e olhar a sua volta.
Reflexos e Reações:
- Reflexo de extensão cruzada, marcha automática, reflexo de Gallant, Reflexo de morder, quatro pontos cardeais, reflexo de vômito, reação de moro, reflexo tonico labiríntico, reflexo tônico cervical simétrico e o assimétrico, reação cervical de retificação, reflexo de preensão da mão e do pé, reflexo cutâneo plantar.

2º mês: Já apresenta melhor controle de cabeça, o RTCA apresenta-se em sua fase mais ativa.
Reflexos e Reações:
Marcha automática, Reflexo de Gallant, Reflexo de morder, quatro pontos cardeais, Reflexo de vômito, Reação de moro, Reflexos tonico labiríntico, tônico cervical simétrico e assimétrico, reação cervical de retificação, reação labiríntica de retificação, reação de anfíbio, reflexo de preensão da mão e do pé, reflexo cutâneo plantar.

3º mês:  Junta as mãos na linha média, dobra e abre as mãos, diminui a capacidade para dar passos e isto continuará até o 5º mês e é chamada inatividade locomotiva, alcança os objetos sob orientação visual, desenvolve a sensibilidade binocular, pode ser entre o 3º e 5º mês. Entre o 3º e 4º mês a abertura das mãos de ixa de acompanhar obrigatoriamente o ato de estender o braço.
Reflexos e Reações:
4 pontos cardeais, reflexo do vômito, reação de moro, reflexo tônico labiríntico, reflexo tônico cervical simétrico, reação cervical de retificação, reação labiríntica de retificação, reação de anfíbio, reflexo de preensão da mão e do pé, reflexo cutâneo plantar. Pode persistir o reflexo de morder e o reflexo tônico cervical assimétrico.

4º mês: Bom controle de preensão, bate nos objetos ao invés de pegá-los, vocaliza sons guturais, inicia o riso.
Reflexos e Reações:
reflexo do vômito, reação de moro, reflexo positivo e negativo de suporte, reação labiríntica de retificação, reação de anfíbio, reflexo de preensão da mão e do pé, reflexo cutâneo Plantar.


5º ao 6º mês: em DV eleva a cabeça, ombros e pernas simultaneamente, sobre a base de apoio, balançando-se para frente e para trás; ao sentar-se com ajuda ativará os flexores do pescoço e tronco em antecipação - preensão voluntária mais frequentemente, pega os artelhos quando em DD; inicia o fechamento da mão juntamente com a posição do objeto. Ao 6º mês é capaz de levantar a cabeça, senta e realiza apoio para frente, preensão semelhante ao adulto.
Reflexos e Reações:
reflexo do vômito, reação de moro, reflexo positivo e negativo de suporte, reação labiríntica de retificação, reação de anfíbio, reflexo de preensão da mão e do pé, reflexo cutâneo Plantar, reação corporal agindo sobre o corpo e a cabeça.

*** Próxima semana do 7º Mês a 1 ano!




Veja como são feitos alguns testes!!!!

http://www.santafisio.com/trabalhos/ver.asp?codigo=54