Também conhecida como o exame do sopro, a espirometria é um tipo de exame que mede vários volumes e fluxos pulmonares. O paciente conecta sua boca ao aparelho e realiza diversas manobras respiratórias orientadas pelo técnico, o aparelho registra estas medidas. Este exame é tão importante para o pneumologista como o eletrocardiograma para o cardiologista, apesar de ser menos conhecido pelo população. Sua interpretação deve ser realizada por médico pneumologista, uma vez que requer vários conhecimentos de fisiologia pulmonar e de doenças respiratórias.
Por que este exame foi indicado?
Além de auxiliar no diagnóstico de diversas doenças respiratórias, como a asma e a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a espirometria também possui papel importante na evolução destas e outras doençasrespiratórias, avaliando de forma objetiva a resposta ao tratamento instituído e detectando qualquer sinal de melhora ou piora. A periodicidade da realização deste exame deverá ser estabelecida pelo seu médico.
Quais as orientações para este exame?
- Não é necessário jejum.
- Refeições volumosas devem ser evitadas 1 hora antes do exame.
- Broncodilatadores de curta ação: devem ser suspensos 4 horas antes do exame.
(exemplos: salbutamol, fenoterol, terbutalina, ipratrópio) - Broncodilatadores de longa ação: devem ser suspensos 12 horas antes do exame.
(exemplos: salmeterol, formoterol, tiotrópio) - Café e chá não devem ser ingeridos nas últimas 6 horas.
- Cigarro deve ser suspenso 2 horas antes do exame.
- Álcool não deve ser ingerido nas últimas 4 horas.
- O paciente deve repousar 5 a 10 minutos antes do teste.
** Conquista do fisioterapeuta normatizada pelo COFFITO
Retirado de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário