"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação"

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Resistência Elástica Progressiva - Thera Band

A resistência elástica progressiva (REP),  conhecida como thera-band (na verdade, thera-band é o nome de um fabricante de REP) é um dos equipamentos mais versáteis com que o fisioterapeuta pode contar. Todo mundo sabe que as cores das faixas elásticas determinam a resistência que o paciente precisa superar para realizar o exercício. Mas... em meio ao meu estágio me surgiu uma dúvida que garanto não é só minha, qual a sequência das cores e quanto de carga (peso) equivalia as faixas?


Vou tirar como referência a Thera-band, que até onde sei é a única que possui determinada tabela.
Primeiro vamos às cores, não é difícil, vou começar da "mais fraca" para a "mais forte":
1 Amarela
2 Vermelha
3 Verde
4 Azul
5 Preta
6 Cinza
7 Laranja

Agora usarei a tabela, vejamos:
Mas.... o que ela nos quer dizer?
A primeira coluna indica o percentual de deformação da faixa elástica, e a primeira linha indica a cor da faixa elástica, e as colunas com números no meio da tabela indicam a resistência em quilogramas.
Assim, quando um paciente faz um exercício no qual o thera-band vermelho é deformado em 100% do seu comprimento inicial (ou seja, dobra de tamanho ao final do exercício), equivale dizer que este paciente estará se exercitando com uma resistência de 1,8 Kg.

Por fim, para que isso nos serve? Podemos usar esses dados para colocarmos nos prontuários de evolução do paciente, pois ele pode usar o thera-banda verde e conseguir apenas 25%, mas em outra semana conseguir já os 100%, ou seja, podemos assim verificar quando é necessária a troca das faixas e anotar de uma maneira mais, digamos, legível para acompanharmos a evolução dentro de uma mesma faixa de resistência.

Mais informações:
http://www.thera-band.com/faqs_consumer.php


Ranna Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário