"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação"

sábado, 28 de abril de 2012

Síndrome do Impacto no Ombro



Síndrome do Impacto no Ombro

Síndrome do Impacto no Ombro
A Síndrome do Impacto vem sendo uma das causas mais vivenciadas em clínicas de Fisioterapia, podendo ser traumática, por estresse articular e pelo formato de acrômio que leva a impactação.
Abaixo segue a estrutura óssea do cíngulo articular de um ombro dentro dos parâmetros normais, sem alterações.


Para falarmos em Síndrome do Impacto, temos que levar em consideração 3 tipos de acrômio; sendo:
Tipos de Acrômio
Tipos de Acrômio
  • acrômio tipo I (plano) -  17-32% da população
  • acrômio tipo II (curvo) – 40-45% da população
  • acrômio tipo III (ganchoso) – 26-40% da população
Temos também as seguintes fases da SIO:
sídrome do impacto é classificada segundo Neer apud Brotzman (1996) em três estágios:
  • Estágio I – Envolve edema e hemorragia no tendão do supraespinhoso e bursa e atinge uma população com idade menor que 25 anos
  • Estágio II – Envolve fibrose e tendinite atingindo uma população de faixa etária entre 25-40 anos, este estágio pode facilmente evoluir para o estágio III se não tratado corretamente
  • Estágio III – Envolve ruptura parcial ou total do manguito rotador e normalmente atinge indivíduos maiores do que 40 anos de idade.


Como ocorre?
Neer também dividiu a síndrome do impacto conforme o mecanismo de lesão, distinguindo-os em primário e secundário.
  •  Primário – Choque puramente mecânico e a instabilidade da articulação glenoumeral não está presente.
  • Secundário – Refere-se à diminuição do espaço subacromial causado pela instabilidade da articulação glenoumeral onde frequentemente é dado pela fraqueza da mecânica do manguito rotador e do tendão do bíceps, ou pela instabilidade funcional da escapulotorácica.

FISIOTERAPIA
 Exame
Como na maioria dos problemas médicos, os diagnósticos devem ser detalhados e baseados em histórias clínicas.
A história se inicia com:
IDADE – MÃO DOMINANTE – ATIVIDADE ESPORTIVA E OU PROFISSIONAL QUE EXERCE – QUESTÕES SOBRE OS SINTOMAS SENTIDOS – RELAÇÃO HISTÓRIA/DIAGNÓSTICO.
A dor, fraqueza e perda de movimento são os sintomas mais comuns relatados (Forgemie et al, 1998). A dor é exacerbada pelas atividades com as mãos acima da cabeça. Uma queixa freqüente é a dor noturna, com distúrbio de sono freqüente, particularmente quando o paciente posiciona-se sobre o ombro. O início dos sintomas pode ser agudo, seguido de uma lesão; ou insidioso, especialmente em pacientes mais velhos, onde nenhuma lesão específica ocorre.

Ressonância Magnética - Acrômio Tipo I
Ressonância Magnética - Acrômio Tipo I
Após a história clínica parte-se para o exame físico propriamente dito. Um completo exame físico inclui a inspeção e palpação, taxação de grau de movimento e testes provocativos para síndrome do impacto e para diferenciar de ser uma síndrome primária ou secundária.
O impacto primário, geralmente, a dor é exacerbada com atividades com que envolvam as mãos acima da cabeça e ou presente pela noite (paciente não consegue dormir sobre o ombro devido a dor).
Impactação Acromial - Tipo III
Impactação Acromial - Tipo III
Já o impacto secundário a dor também apresenta-se desta maneira, mas é mais freqüente com atividade de arremesso com a elevação do ombro e menos sintomática à noite.(Cavallo e Speer, 1998).
A seguir deve-se inspecionar o pescoço e o cotovelo para excluir a possibilidade da dor ser referida de outras regiões do corpo.
Deve-se observar ainda a presença ou não de edema, a assimetria, atrofia muscular, cicatrizes, deformidades do ombro como o arredondamento do mesmo que ocorre com o deslocamento anterior, escápula alada. O exame físico também deve incluir a palpação das articulações, e sempre comparando o ombro afetado com o outro e observar a presença de dor associada. Deve-se também mensurar o grau de amplitude de movimento de ambos os ombros para fins comparativos.
Na avaliação do manguito rotador deve-se observar fraqueza associada a dor caracteristico de síndrome do impacto por acometimento do manguito, a deve-se distinguir de fraqueza do manguito devido a dor associada, ou seja, não conseguir executar um movimento de manguito devido a dor em outra estrutura como a bursa por exemplo.

 PRINCIPAIS TESTES FUNCIONAIS
 Para finalizar o exame físico, são executados os testes irritativos que associados aos exames de história, indicam problemas mais específicos. Os testes especiais incluem o Teste do impacto de Neer, Teste de Neer-Hawkins, Teste de Hawkins, Teste da queda do braço, Teste de Jobe, Teste do bíceps (speed), Teste de Yergason, Teste de Ludington, Teste do subescapular de Gerber, Teste de relocação, Teste do sinal do sulco.
  1.  Teste do impacto de Neer – Paciente sentado ou em pé. Examinador postado atrás do paciente com uma mão sobre a porção superior da escápula e outra ao nível do cotovelo. Eleva-se o braço do paciente passivamente com o braço totalmente pronado e a escápula devem estar estabilizadas. A dor é um sinal de impacto subacromial ou ruptura do manguito rotador.
  2.  Teste de Neer-Hawkins – Mesmo que anterior, porém com abdução horizontal passiva. Indica Síndrome do impacto com tendinite do infraespinhal.
  3. Teste de Hawkins – Ombro abduzido a 90° e cotovelo fletido a 90°. Examinador sustenta pelo cotovelo e roda internamente. A dor indica impacto subacromial ou ruptura dos tendões da bainha rotatória.
  4.  Teste de queda do braço – Paciente eleva o braço até 90° e é feito pelo examinador uma discreta pressão sobre o braço. Pode-se também pedir para o paciente abaixar lentamente o braço, se ele não conseguir e o braço cair abruptamente ou se referir dor, ou fraqueza, não conseguindo manter o braço erguido, indica tendinite ou até mesmo ruptura completa do tendão do supraespinhoso.
  5.  Teste de Jobe - Ombros abduzidos a 90° e, plano de escápula. Examinador força ao nível dos cotovelos no sentido da adução. A fraqueza indica déficit de força do supraespinhoso.
  6.  Teste do bíceps (speed) – Paciente com o ombro fletido a 90° e rodado externamente. O examinador força a nível do punho no sentido da extensão do ombro. Indica tenossinovite da cabeça longa do bíceps.
  7.  Teste de Yergason – Paciente com ombro em posição neutra e cotovelo em flexão de 90°. O examinador solicita supinação ativa do paciente contra resistência e ao mesmo tempo faz rotação externa passiva do ombro. Indica tenossinovite e/ou subluxação da cabeça longa do bíceps.
  8.  Teste de Ludington – Paciente com as mãos no topo da cabeça. Solicita-se contração do bíceps. Em caso de dor, há lesão da cabeça longa do bíceps; em presença de fraqueza ou ventre palpável distalmente, há provavelmente ruptura da cabeça longa do bíceps.
  9.  Teste do subescapular de Gerber – O paciente coloca o dorso da mão ao nível de L5 e procura ativamente afastá-la das costas com uma leve pressão do examinador contra o movimento exercido. A incapacidade de execução deste movimento indica grave lesão do subescapular.
  10.  Teste de Relocação  - Paciente em Decúbito dorsal, ombro abduzido a 90° em máxima rotação externa e cotovelo fletido a 90°. Se houver dor, o examinador repete a manobra, deslocando a cabeça umeral posteriormente, se a dor desaparecer o teste é positivo. Indica impacto posterior do supraespinhal, instabilidade anterior discreta e alguns casos ruptura do manguito rotador.
  11.  Teste do sinal do sulco – Paciente sentado com o braço aduzido junto ao tronco. O examinador com a mão no cotovelo exerce uma tração caudal e com a outra mão examina a região subacromial. Se houver um sulco, ou deslocamento, de até 1 cm é normal, mais do que isso indica instabilidade inferior.

 TRATAMENTOS

A imobilização nunca é usada porque a capsulite adesiva pode resultar de uma imobilização.
O tratamento conservador das desordens do manguito rotador costuma dar bons resultados na maioria dos pacientes. Sobre os pacientes com espessamento de tendão pode-se esperar melhora significativa com atendimento não operatório. Indicações para tratamento cirúrgico em desordens do manguito rotador só é feita com ruptura completa, espessamento dos tendões e em um indivíduo ativo seguido de uma falha do tratamento conservador. A maioria dos autores recomenda continuar o tratamento por no mínimo 6 meses.
Pacientes, no estágio I, geralmente têm bons resultados, caso isso não ocorra é recomendado uma avaliação artroscópica, podendo levar a uma bursectomia.
Muitas roturas de manguito rotador são tão grandes que não podem ser reparadas sem que mude uma quantia desordenada de tensão no reparo. A reparação do dano tecidual tem sido feito com tecido adjacente (tendão do bíceps ou do subescapular)
Enfim, a intervenção tanto clínica quanto cirúrgica em pacientes com síndrome do impacto é ampla e deve ser muito bem questionado por todo o corpo clínico que trata o paciente. Em geral os pacientes nos estágios menos avançados apresentam uma melhor evolução e resolve-se o caso com apenas o tratamento conservador para os sintomas de dor, limitação de ADM, etc…No entanto isto não é uma regra e vários destes pacientes acabam tendo que se submeter a um ato cirúrgico.
REABILITAÇÃO FUNCIONAL
REABILITAÇÃO FUNCIONAL
Com esta nova e revolucionária metodologia, as reabilitações de ombro num modo geral, vem se mostrando muito mais eficiente e rápida para alívio dos sintomas. Neste tratamento, o paciente é estudado e reavaliado constantemente, visando cessar o quadro de dor e consequentemente devolvendo as amplitudes normais da articulação, enriquecendo assim as atividades de vida diária. Saiba mais sobre a Reabilitação Funcionalclicando aqui.
Não deixe de nos visitar, conheça nosso corpo clínico, agende uma avaliação e comprove nossa eficiência em Reabilitação, viva sem dor! 
Clínica de Reabilitação Física Dra Fabiana Morais
Clínica de Reabilitação Física Dra Fabiana Morais
Bibliografia:
  • BROTZMAN, S. B. Clinical Orthopedic Rehabilitation. Saint Louis: Mosby, 1996
  •  CAVALLO, R. J. & SPEER, K. P. Shoulder instability and impingement in throwing athletes. Medicine & Science in Sport & Exercice 1998
  •  FONGEMIE, A. E. , BUSS, D. D. , ROLNICK, S. J. Management of shoulder impingement and rotator cuff tears. American Family Physican 1998
  •  LONDON, J. K. , BELL, S. L. , JOHNSTON, J. M. Guia Clínico de avaliação ortopédica São Paulo: Manole, 1999
  •  PALASTANGA, N. , FIELD, D ,SOAMES, R. Anatomia e movimento humano: estrutura e função 3° ed. São Paulo: Manole, 2000
  •  ROHEN, J. W. , YOKOCHI, C. ANATOMIA HUMANA – Atlas Fotográfico de Anatomia Sistêmica e Regional 3°ed.  São Paulo: Manole, 1992
  • www.santafisio.com/ 
  • ROSSI, F. Shoulder impingement syndromes. European journal of radiology 1998
  • http://www.youtube.com/ 
  • SMITH, L. K. , WEISS. E. L. , LEHMKUHL, L. D. Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 5.ed. São Paulo: Manole, 1997
  •  VALENZUELA NETO, C. Fisioterapia na Síndrome do impacto do ombro. Aula ministrada durante o curso de fisioterapia nas patologias do ombro. Fisiomaster – Centro avançado de fisioterapia Ltda. Porto alegre, 2000
  • Imagens, Google.
  • Download das ScreenShots do Artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário