"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação"

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Fisioterapia preventiva no idoso


A fisioterapia preventiva para idosos reúne um conjunto de exercícios físicos e respiratórios que tem como objetivo manter a funcionalidade e o bem estar do idoso, assim como evitar ou retardar complicações.


O corpo humano sofre um desgaste natural no decorrer da vida, e é comum a pessoa com idade avançada apresentar alterações e sintomas como:

  • Fraqueza muscular
  • Degenerações articulares
  • Dores e cansaço
  • Diminuição da agilidade
  • Falta de equilíbrio

Essas alterações não somente evoluem e levam a perda de qualidade de vida, como podem causar complicações como traumatismos e fraturas por quedas, por exemplo.
De acordo com a Associação Médica Brasileira, estudos indicam que 30 a 60% da população da comunidade com mais de 65 anos cai anualmente, e metade apresenta quedas múltiplas. Aproximadamente 50% destes episódios levam a algum tipo de lesão, sendo 40% de menor gravidade, e até 6% resultando em injúrias mais graves. Estas incidências aumentam com o acrescer da idade.

A fisioterapia preventiva para idosos possibilita maior flexibilidade, coordenação e equilíbrio, além de fortalecimento muscular. Os objetivos específicos são:

  • Preservar função motora
  • Promover adiamento de instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento
  • Prevenção de quedas e outros “acidentes” causados por limitações naturais da idade

A fisioterapia preventiva atua em todos os níveis da saúde, sempre buscando a manutenção ou melhoria do estado funcional, no entanto se o idoso não apresentar nenhuma patologia crônica ou qualquer disfunção que lhe impeça de realizar atividades do dia-a-dia e as atividades físicas sem restrição específica, de preferência a atividades que busquem a manutenção de  seu estado físico funcional.
A promoção da saúde ano âmbito da geriatria representa um desafio para o fisioterapeuta, pois o idoso precisa ser lembrada em todos os atos, atividades e intervenções que ele pratica. Promover a saúde junto aos idosos deve tornar-se um hábito constante. Isso significa que o fisioterapeuta promove a saúde ao se relacionar com o idoso de forma individual, organizar ou colaborar na organização das atividades destinadas a promoção da saúde, além de colaborar com a comunidade, ajudando na identificação das necessidades em relação à saúde e no desenvolvimento de estratégias destinadas a promover a saúde. O fisioterapeuta, além disso, atua ativamente na elaboração das medidas de saúde pública e  em defesa da promoção da saúde, ainda que seja apenas em nível local.

Fonte: http://www.prismafisioterapia.com.br/detalhe-especialidade.php?id=6

Nenhum comentário:

Postar um comentário